sábado, 13 de março de 2010

Viva bem e feliz



No Globo Reporter dessa semana foi abordado o tema do qual tenho sempre falado: A Melhoria  da qualidade de vida.
Quem já me acompanha aqui e no twitter sabe da luta que foi pra mim me acostumar com a minha restrição ao glúten (há alguns meses descobri que sou alérgica) e das minha dificuldade em encontrar substitutos ao tão saboroso paozinho.
Porém mais dificil que encontrar um bom pão sem glúten tem sido encontrar um bom pão sem glúten e também com baixos niveis de gordura.
Como já disse antes eu diminui drasticamente o consumo de refrigerantes aqui em casa, substituindo por sucos dietedicos (com pouco açúcar) e também estou tentando melhorar a minha qualidade de vida e da minha familia também consumindo menos gordura e sal nas refeições e introduzindo mais frutas na minha alimentação.
Em meio a todas as dificuldades que encontrei pelo caminho to conseguindo um relativo sucesso:
To fazendo um excelente excercicio aeróbico, e divertido também, que é a dança do ventre, há pouco tempo comecei a fazer musculação e no momento estou lutando contra um grande defeito meu: eu como poucas refeições e muito depressa!
Com todas essas mudanças eu estou visando melhorar a minha qualidade de vida, dar exemplo ao meu filho e com tudo que tenho lido e visto  tenho aprendido muito sobre o funcionamento do corpo humano e dessa coisinha tão complicada que é a nossa mente.
As dicas do Globo Reporter são valiosas. Muito importantes pra mim, que estou num complexo processo de transformação, e pra você também que tá aí sentada no pc pensando em como adoraria entrar novamente naquele jeans.

sobre atividades fisicas:

Não é preciso tempo nem dinheiro pra se exercitar.
Todo movimento que a gente faz é uma atividade fisica. 
Você pode  saltar do ônibus um ponto antes e ir o restante do persurso caminhando ou deixar de usar o elevador e usar as escadas sempre que possivel.

A prática de atividades fisicas regulares é capaz de diminuir a ansiedade e a depressão, melhora a qualidade do sono e a disposição para o trabalho e estudo. É capaz de regular o Sistema Nervoso, estimulando o bom humor mesmo diante dos problemas do dia a dia. Também pode regular a serotonina, que ajusta sensações como a fome e a saciedade, entre outras.

A prática prolongada  pode diminuir a liberação de adrenalina, controlando o estresse doméstico e profissional. Pode ainda auxiliar no combate à hipertensão. Aumenta a sensibilidade das células à ação da insulina, prevenindo e combatendo a instalação do Diabetes tipo II.

Pode promover alterações benéficas no sistema de coagulação do sangue e ainda aumentar o colesterol bom (HDL), diminuindo a  aterosclerose e reduzindo o risco de enfartes e derrames e com a  longa duração, um efeito inesperado: redução da incidência de Câncer de Cólon e de Mama.







O professor de educação física Emanuel Péricles Salvador, da Faculdade de Saúde Pública da USP dá dicas sobre como sair da inércia:
"Muitas pessoas estão há décadas sem fazer atividade física. Elas sabem que precisam fazer para ter uma melhora na saúde, mas, se fosse tão simples, todo mundo faria atividade física”
“Se eu só tenho 15 minutos do dia para fazer atividade física, eu vou fazer os 15 minutos. Com o passar do tempo, eu consigo arranjar mais tempo, eu tenho mais motivação. O que antes eram 16 agora viram 30 ou 45 minutos, uma hora de atividade física, mas faz efeito sim”, esclarece o educador físico
Também não importa se for no meio dos carros e parando nos sinais. “Os carros estão em todo lugar. Mais importante do que ficar em casa usando isso como desculpa para não fazer atividade física é fazer atividade física”



Sobre alimentação
Além da prática de exercicios é importante também a ingestão inteligente dos alimentos
Abaixo uma pirâmide que dispoe de foma clara e objetiva qual deve ser o nosso comsumo diário






Clique aqui e saiba mais sobre as porções indicadas na piramide


Confira agora quais são as 14 metas da educação alimentar, indicadas pelo Centro de Referência em Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

1) Faça de 5 a 6 refeições por dia.
2) Frutas na sobremesa e nos lanches.
3) Coma verduras e legumes no almoço e no jantar.
4) A porção de carne deve ser do tamanho da palma da mão.
5) Troque a gordura animal por vegetal e consuma com moderação.
6) Modere nos açúcares e nos doces.
7) Diminua o sal e os alimentos ricos em sódio.
8) Consuma leite ou derivados na quantidade recomendada.
9) Consuma pelo menos 1 porção de cereal integral.
10) Coma uma porção de leguminosas por dia.
11) Reduza o álcool. Evite o consumo diário.
12) Beba no mínimo 2 litros de água por dia.
13) Faça pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.
14) Aprecie sua refeição. Coma devagar.


Fonte: Globo Reporter



Agora, mudando de assunto 

 Desculpem a qualidade da foto, tirei com o celular... á esquerda vocês podem ver o estado lastimável que está a outra cadeira, coitada, esperando o tão sonhado verniz que só chegará na próxima semana ou quem sabe a outra... no meio um pé de abajour que comprei (fiado) por 6 ou 8 reais, nem lembro mais... e a cadeira que ganhei. O couro terá de ser todo retirado. Terei que por um compensado no assento (ainda não sei como farei por causa dos braços... qualquer coisa apelo pro meu tio que entende da coisa)

Ganhei essa cadeira do mesmo casal que tinha aquela cadeira antiga estilo manuelino.
Bom, a cadeira antiga ficará no meu quarto, na mesa do pc, essa provavelmente na sala.
Estou em dúvida quanto a pintura.
Penso em fazer a minha sala toda nos mesmos moldes da outra cadeira: branco com turquesa. Mas isso ainda vai demorar.... e acho que ela takmbém branco com turquesa ficará chato, mais do mesmo... logo fico em dúvida quanto a cor.
Pensei em azul royal, acho que não preciso dizer que adoro azul né..., mas honestamente estou numa dúvida cruel.
O que me dizem?
Meninas preciso da opnião de vocês:
Deque cor  devo pintar a minha cadeira? E qual técnica devo aplicar? 
Tecido floral? Tecido listrado?
Oh dúvida cruel, me ajudem, please!

4 comentários:

  1. Manuela, obrigada por divulgar a promoção do Quilts são Eternos!
    Beijo
    Helena

    ResponderExcluir
  2. Querida!
    Como é que é? Bolo de fubá com queijo? ain, você mora longe? hahaha.
    Estou com vontade de comer bolo de fubá que esfarela, bem amarelinho, e você diz com queijo? Fiquei com a boca cheia d'água! hahahaha.
    Quanta coisa linda estou vendo por aqui!
    Vamos manter contato, ok?
    Amei receber sua visita.

    Um ótimo fim de semana!
    BjOs da Re.

    ResponderExcluir
  3. oi manu! que coisa mais boa ler isto - voce se esforçando prá ter uma vida saudavel - é uma mudança e teanto - mas a gente acostuma - aqui fritura não entra mais, tenho todo o arrsenal de cerais... mas o doce, ah o doce tento maneirar - boas dicas qe vc passou para nós- adorei
    adorei tb as cadeiras - acho que eles vão querer de volta depois hein rsrs
    adorei a reforam da rimeira e ta cupula por 8 reais , aqui eu nao aco esta bagatela
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ola Manuela!
    Vim te conhecer, amei o seu blog, quanto as cadeiras eu pintaria de branco fosco e colocaria um tecido estampado floral.
    Beijocas!

    ResponderExcluir

E ai, o que você acha?