quarta-feira, 10 de março de 2010

Querem transformar Itaboraí em aterro sanitário do Estado do Rio



Nas minhas andanças pelo orkut tenho visto muitas mensagens sobre o lixão em Itaborai, sem entender muito bem do que se tratava fui direto a um amigo meu perguntar e Fábio Salles me respondeu em poucas porém claras palavras:



"...O projeto é da empresa Estre Ambiental, que quer implantar em Itaboraí um aterro sanitário. Problemas com o licenciamento ambiental foram detectados. A empresa Estre Ambiental pretende enterrar a massa de resíduos correspondente a 5 mil toneladas por dia. A Estre Ambiental já teria comprado uma fazenda em Itapacorá, onde seria colocado em prática o projeto."
A votação do projeto que empede que Itaboraí receba lixo de fora será no dia 18 as 18 horas na câmara dos vereados. Se não poder ir, ajude divulgando esta data é muito importante a participação do povo, vamos lotar a câmara"

Quererm fazer um aterro sanitário, como o de Gramacho, só que maior pelo que disseram, num bairro afastado da cidade. Um bairro rural pelo que soube (pelo que disseram será num bairro há alguns km daqui de casa).
Com a vinda de todo o lixo do Estado irá desvalorizar os imóveis, trará infestações de insetos e outros bichos, estigmatizará o bairro e adjacencias além do próprio municipio.
Itaboraí ficou mundialmente conhecida recentemente por ter sido escolhida como cidade do novo polo petroquimico da Petrobrás. Nós moradores estamos lutando para que com a vinda da Petrobras Itaboraí volte a ser a cidade de grande importância que foi nos tempos do Império.
A vinda do aterro sanitário será um retrocesso nessa luta, poderá condenar, junto com outros fatores já existentes, a cidade a se tornar mais um recebedor de royalties que nunca são vistos pela população.

Quando a Petrobras escolheu Itaborai muitos disseram que sería uma 2ª Macaé, Rio das Ostras, enfim, cresceria e teria o dinheiro da Petrobras usado pro bem da população, porém muitos, inclusive eu, temeram que a cidade se tornasse uma 2ª Caxias, onde apesar de toda a riqueza a população agoniza em meio a lixo, desemprego e favelas.
Não queremos essa realidade pra nossa cidade que já foi tão importante pro Brasil e está voltando a ser de suma importância na economia brasileira com a futura produção do biodiesel pela Petrobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai, o que você acha?