quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Sobre Revestimentos Ceramicos


O Brasil é o quarto maior produtor mundial de Revestimento Cerâmico, ficando atrás apenas de China, Itália e Espanha, e é o terceiro maior exportador mundial. Em 1997, foram produzidos 383,3 milhões de metros quadrados de revestimentos cerâmicos, entre pisos e azulejos, volume 13,94% maior que o de 1996. Do total produzido, foram vendidos no mercado interno 339,8 milhões de metros quadrados, ou seja, mais de 88% da produção nacional. Consequentemente, o faturamento das indústrias do setor cresceu, alcançando a marca de US$ 1,9 bilhão, o que representa um aumento de 15,3% em relação ao ano anterior.

A análise da superfície das placas cerâmicas, é efetuada a olho nu, sob iluminação adequada, para detectar defeitos que comprometam a estética do produto, tais como bolhas, pintas, furos, saliências, lascamentos, erros na decoração, etc, sendo os produtos classificados como:

Extra (A) - Defeitos visíveis até 1m de distância; Comercial
(C) - Defeitos visíveis de 1m a 3m de distância; Refugo
(D) - Defeitos visíveis acima de 3m de distância
Por norma, o consumidor deve receber 95% das placas dentro do padrão de qualidade pelo qual pagou.
Como especificar corretamente?

Para cada tipo de uso e ambiente, existe um revestimento cerâmico mais indicado, sendo muito importante na hora da especificação, ter conhecimento sobre todas as generalidades do projeto, com especial atenção às condições de uso (tráfego, agentes manchantes ou que possam ricar o produto), à cor e ao tipo de superfície do produto. Os revestimentos cerâmicos também são classificados segundo teste de resistência do esmalte da peça ao desgaste por abrasão.Essa classificação é conhecida como Índice PEI, onde são indicados os ambientes mais adequados para sua aplicação. As cerâmicas de qualidade devem ter a PEI gravada nos fundos das placas.

PEI 1 (menos resistente):Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com chinelos ou pés descalços. Exemplo: banheiros e dormitórios residenciais sem portas para o exterior.

PEI 2:Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com sapatos. Exemplo: todas as dependências residenciais, com exceção das cozinhas e entradas.

PEI 3: Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com alguma quantidade de sujeira abrasiva que não seja areia e outros materiais de dureza maior que areia (todas as dependências residenciais).
PEI 4: Produto recomendado para ambientes residenciais (todas as dependências) e comerciais com alto tráfego. Exemplo: restaurantes, churrascarias, lojas, bancos, entradas, caminhos preferenciais, vendas e exposições abertas ao público e outras dependências.
PEI 5 (mais resistente):Produto recomendado para ambientes residenciais e comerciais com tráfego muito elevado. Exemplo: restaurantes, churrascarias, lanchonetes, lojas, bancos, entradas, corredores, exposições abertas ao público, consultório, outras dependências.
ISO-5

Básicamente é uma classificação de resistência a manchas. Resistência ao manchamento é a capacidade que os materiais apresentam de não manterem ou reterem a sujeira em sua superfície. A resistência à manchas aponta a facilidade de limpeza da superfície da placa. Quanto mais lisa for a superfície da peça, mais fácil é a limpeza.
Classificação de Resistência
1 Impossibilidade de remoção
2 Removível com ácido clorídrico, acetona
3 Removível com produto de limpeza forte
4 Removível com produto de limpeza fraco
5 Máxima facilidade de remoção
Para uso residencial é importante especificar, no caso de uso interno: facilidade de manutenção e limpeza, resistência à manchas (4 ou 5).


Mohs

Básicamente é uma classificação de resistência ao risco. Indica a resistência da superfície (esmaltada ou não) da placa cerâmica, ao risco provocado pelo atrito de materiais com diferentes durezas (areia, móveis, equipamentos rodados, etc.). A dureza pode ser avaliada a partir da capacidade de um material "riscar" o outro, como na popular escala de Mohs para os minerais, que é uma tabela arbitrada de 1 a 10 na qual figuram alguns desses em escala crescente a partir do talco ao diamante.

Resistencia mecanica

Resistência mecanica á flexão Indica a capacidade da placa cerâmica em suportar esforços exercidos por cargas (pessoas, objetos, móveis, equipamentos, veículos), que possam levar à rupturas, esmagamento, quebras.Vale a pena ressaltar nesse contexto, que as condições de aplicação da argamassa sobre o piso, podem aumentar as probabilidades de quebra caso hajam vazios (ocos) entre a argamassa e o piso.

Eu sei é muita coisa pra gravar,mas vale lembrar que basta o piso ter PEi 5 e ser A, pronto, quanto ao esmalte, a maioria nem vem com essa especificação na loja(a maioria das lojas poem apenas a letra da analise e o PEI), mas sequiser considerar também é bom, afinal é o seu dinheiro que ta lá.
Me corrijam se stiver errada, mas certa vez li que os revesimentos de PEI mais baixo seriam mais adequados para paredes... bem ja faz muito tempo, posso estar enganada.
Hoje em dia existem muitas variedades de revestimentos cerâmicos, alguns próprios para áeras molhadas resistem mais á umidade, outros são antiderrapantes apesar de você olhar pra eles e custar a acreditar nisso de tão bonitos que são.
Alguns pisos que achei no site de uma rede que tem aqui na cidade, o melhor de tudo: todos os disponiveis no site a R$ 9,79, e na loja deles tem uns mais baratos ainda, e muito bonitos também

PEI 4 PEI 4

PEI 4


PEI 2 PEI 5




Imagens CITYLAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai, o que você acha?